domingo, 18 de março de 2012

Poesia Concreta.

A Poesia Concreta foi lançada oficialmente em 1956,com a Exposição Nacional de Arte Concreta,realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo.Entretanto,os três poetas que iniciaram as experiência concretistas(Décio Pignatari,Haroldo e Augusto de Campos)já se encontravam agrupadas desde 1952,quando do lançamento da revista-livro Noigrandes(foram publicadas cinco números de antologias sob essa denominação).Os irmãos Campos afirmam que:"A poesia concreta é o primeiro movimento internacional que teve,na sua criação,a praticipaçãodireta,original,de poetas brasileiros.Como no caso do anteriro movimento de renovação que houve neste século na literatura brasileira-o Movimento Modernista de 22-,também a POESIA CONCRETA se contituiu em São Paulo"


(Grupo Noigrandes:Haroldo,Décio e Augusto em 1952)

Além de Décio Pignatari e dos irmãos Campos,integraram a corrente concretista José Lino,Ronaldo Azeredo,José Paulo Paes,Edgar Braga e Pedro Xisto.Alguns poetas que cultivam o tradicional verso discirsivo  produziram  ocasionail experiências concretistas,como Manuel Bandeira,Ferreira Gullar e Cassiano Ricardo,por exemplo.


(Vai e vem de José Lins)


(Beba coca cola de Décio Pignatari)

(Pluvial de Augusto de Campos)

segunda-feira, 5 de março de 2012

Vinícios de Moraes.

Em 1913 na cidade do Rio de Janeiro(RJ),nascia um dos grandes escritores da literatura brasileira:Vinícios de Moraes.Desde cedo mostrou interesse pela literatura,seus amigos chamavam carinhosamente de "poetinha".Era extremamente culto e está entre os melhores e mais populares escritores brasileiros.
Formado em direito ,por muito tempo  morou em  Londres,Los Angeles,Paris e em diversos outros lugares no exterio,como diplomata.
Vínicios ajudou Tom Jobim a escrever as canções:"Garota de Ipanema" e "Chega de Saudades" ,além disso escreveu diversos livros  e apaenas um infantil:"A Arca de Noé".



A Arca de Noé.


Em 1980,Toquinho ajudou Vinícios  de Moraes a escrever os poemas,Toquinho foi responável pela versão musical dos poemas.Este foi o último trabalho de Vinícios de Moraes:no dia 9 de julho,depois de uma reunião com Toquinho ele nos deixou com uma herança muito grande,mas faltava uma:"A Arca de Noé".
O discos  saiu em 1981,reunindo grandes nomes da música naquela época:Elis Regina,Ney Matogrosso,Chico Boarque e Morais Moreira.A filha de Vinícios,Luciana de Moraes acabou de fazer a vontade de seu pai;lançou o livro e fez dele um sucesso.

(Vinícios de Moraes)
 
(Tom Jobim)

(Arte da capa:"A Arca de Noé")

(Luciana de Moraes)






















(Vinícios de Moraes)

sexta-feira, 2 de março de 2012

As mulheres na literatura.

A mulher é sinal de luta e resistência,mas nem sempre foi assim;elas já infrentaram muitas barreiras,no trabalho,na sociedade e na literatura também.
Você já deve ter percebido que a maioria dos escritores são homens,devido no passado as mulheres não tinham  sua própria opinião,eram submissas aos homens,mas isto foi mudando ao longo do tempo.
Veja algumas escritoras que fazem ou fizeram influência na literatura brasileira:

*Ana Maria Machado;



*Cecília Meireles;




*Clarice Lispector;




*Cora Coralina;




*Ruth Rocha;




*Zélia Gattai;




*Rachel de Queiroz.



MULHER,VOCÊ FAZ TODA A DIFERENÇA!
Feliz dia internacional da mulher!